formação

Direção Comercial

Enquadramento

As vendas foram sempre o motor de qualquer negócio e um fator essencial para o desenvolvimento sustentado de uma empresa.

As empresas de sucesso e com ambição, atuam de forma integrada e consistente, para dinamizar a sua ação comercial: com visão estratégica e, ao mesmo tempo, com planos de ataque concretos que permitam a obtenção de resultados sólidos.

Numa época de recuperação económica, as decisões de direção comercial assumem cada vez maior importância em duas dimensões: na consolidação da empresa no seu mercado / clientes atuais e na captação de novos clientes.

Este curso intensivo de 1 dia está estruturado em torno de um conjunto de 7 ferramentas que podem ajudar a sua empresa a tornar-se mais competitiva em diversas fases do processo comercial.

Partindo da reflexão aprofundada sobre os temas, o curso foi desenhado para ter uma forte componente prática, que possibilite aos participantes usar de imediato uma ou várias das novas ferramentas apresentadas. No final do desafio são debatidas as respostas e fornecidas algumas recomendações estratégicas. 

 

Objetivos

  • Definir uma política comercial alinhada com os objetivos da empresa e com a sua estratégia de marketing
  • Aumentar e melhorar a compreensão do mercado e do ambiente competitivo
  • Organizar e dinamizar a equipa comercial, tornando-a mais competente e otimizando a sua ação
  • Aprofundar a relação com os clientes e desenvolver mecanismos para uma gestão mais eficaz
  • Definir mecanismos de pesquisa e de prospeção de mercado
  • Incorporar nas práticas das empresas, novas ferramentas de direção comercial, nomeadamente, o Plano de Gestão Comercial

Programa Geral

1. Pensar o Mercado

  • Ferramenta: Matriz Produtos-Mercados

2. Pesquisar o Mercado

  • Ferramenta: INFO-ACT

3. Orientar a equipa 

  • Ferramenta: Objetivos SMART

4. Qualificar clientes

  • Ferramenta: Sistema IDIP 

5. Organizar a equipa

  • Ferramenta: Mapa de Objetivos por Cliente

6. Quantificar resultados

  • Ferramenta: Lista de perguntas e Sistemas de Informação

7. Dinamizar a empresa

  • Ferramenta: Plano de Gestão Comercial

 

Destinatários

Este curso dirige-se a empresários, gestores e quadros de empresas com funções de direção e dinamização comercial e ainda, a colaboradores com responsabilidades a nível de chefia da equipa de vendas.

Investimento

300 € + IVA

Inscrição sujeita aos termos e condições disponíveis em: http://www.squadra.com.pt/termos_condicoes.php

 

Duração

8 horas (1 dia)

09h:00 - 13h:00 / 14h:00 - 18h:00

Próximas Datas e Locais

17 Março 2017

Edifício Porto Inova, Rua Eng.Ferreira Dias, 728, 1.02.7; 4100-246 Porto

Formador

J.A. Nunes Carneiro é licenciado em História, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Pós-Graduado em Marketing e Gestão Empresarial (IESF) e Mestre em Ciências da Comunicação com especialização em Marketing e Comunicação Estratégica pela Universidade Fernando Pessoa. Consultor e Formador especialista nas áreas de Marketing, Estratégia Empresarial, Internacionalização, Gestão Comercial, Comunicação e Relações Públicas, Marketing de Cidades e Territórios, Gestão da Relação com Clientes e Marketing Social.  É professor no IPAM Porto, tendo já lecionado no MBA do IPAM no Brasil e no ISAG. Publicou vários artigos em livros e revistas e apoiou o desenvolvimento de diversos estudos a nível nacional. É autor dos livos "Como Lançar Novos Produtos" e  "Não Julgue o Livro pela Capa". Já desempenhou funções de Diretor de Marketing e Vendas e de Diretor de Comunicação e Relações Públicas em várias empresas.

INSCRIÇÃO NO CURSO

(Após a inscrição receberá os dados para pagamento. Obrigado.)

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