destaques

Artigo: Marketing 4.0
2017-04-10

Na última década muita coisa aconteceu em termos de avanços tecnológicos! 

Uma grande parte das tecnologias associadas à economia digital não é nova, mas o impacto coletivo da convergência está a afetar fortemente as práticas de marketing em todo o mundo. Desta convergência emergem novas tendências, entre elas, a economia da “partilha”, a economia do “agora”, a integração omnicanal, o marketing de conteúdos e a CRM social, na vertente da gestão de relacionamento com os Clientes.

Acreditamos que esta convergência da tecnologia, mais tarde ou mais cedo, acabará por levar à convergência entre o marketing tradicional e digital.

Há novos comportamentos de consumidores que já comprovam esta convergência. Quando um consumidor vê um novo produto na televisão que lhe interessa, rápidamente faz uma busca no seu aparelho móvel; por outro lado, quando pensam em comprar um produto em loja, pesquisam e comparam on-line. A nova geração de consumidores, sendo naturalmente digital, pode tomar decisões de compra em qualquer lugar e a qualquer momento. Apesar do conhecimento, gostam de experimentar fisicamente e comunicar com a sua rede de familiares e amigos, em resumo estão altamente conectados e vivem em rede.

O principal papel dos marketers é guiar os consumidores na sua jornada, desde a atenção até à compra ou preferencialmente à “advocacia” da marca.

Quanto mais sociais somos, mais queremos coisas feitas à nossa medida.  Graças ás analises do big data, os produtos tornam-se cada vez mais personalizados e os serviços tornam-se cada vez mais pessoais. Na economia digital, a chave é potenciar estes paradoxos.

Outros Destaques

SUBSCREVA A NOSSA NEWSLETTER E FIQUE A PAR DAS ÚLTIMAS NOVIDADES